O que é a Transpessoal?

A Psicologia Transpessoal foi consolidada em 1968 por Abraham Harold Maslow, quando esse era presidente da APA (American Psychology Association), junto com Antony Sutich, Victor Frankl, Stanislav Grof e James Fadiman. Ela é considerada a quarta força dentro da Psicologia, tem raízes no existencialismo, no humanismo encontrando subsídios em conceitos da física moderna, neurobiologia e neurociência.  Segundo esta linha, o homem é um ser biológico, psicológico, social e espiritual. A inclusão da dimensão espiritual na transpessoal amplia a concepção de Homem das outras linhas da Psicologia. Esse é o grande diferencial das outras abordagens, a espiritualidade é incluída como característica inerente ao ser humano; como essência que nos faz buscar sentido para a vida, que nos faz almejar transcender, acreditar e buscar o que está além do que podemos perceber através dos cinco sentidos (Maslow, 1968).

Com duas pós-graduações, sendo uma em Psicologia Transpessoal, pela ALUBRAT, e outra em Psicanálise Transpessoal peloo Instituto Brasileiro de Psicanálise, entendo que cada ser humano possui um vasto potencial que, geralmente, é pouco conhecido e pouco usado. Também acredito que cada um de nós tem dentro de si a capacidade de ter acesso a um potencial curativo, e usá-lo em benefício próprio, e a terapia leva você nessa busca pelo Ser Saudável.

Compreender e administrar nossas emoções, sentimentos e nossas relações com os outros é uma tarefa de todo ser humano em seu caminho evolucional. O que ocorre geralmente é que as pessoas tem dificuldades e resistências para buscar ajuda devido ao medo de encarar sua própria fragilidade. Ao longo do meu tratamento vou direcionando a terapia para essa visão mais abrangente do ser. Começamos por uma tomada de consciência, com a identificação dos problemas e o reconhecimento do seu potencial, seus talentos, o desenvolvimento de virtudes e reflexões sobre o sentido da vida.

 

Acredito que possuímos um conhecimento interior, uma sabedoria sobre aquilo que precisamos para que esse processo se desenvolva; podemos acessar nossa sabedoria interna, e a função da terapia é ajudar a identificar esses recursos, resgatar sua autoestima, estar presente acompanhando o que está acontecendo, e como cada um reage aos conflitos. Desenvolver o autoconhecimento e o uso da inteligência emocional propicia uma compreensão maior dos problemas que enfrentamos, uma confiança maior em nós mesmos, fazendo com que superemos as frustrações, desenvolvamos estratégias para aliviar a mente, nos motivarmos e principalmente a nos relacionarmos de forma harmônica com os outros.

 
Para mim o sentido da vida está totalmente relacionado a aprender a abrir a mente para o novo, evoluir constantemente, mudar nossas estruturas e hábitos, a forma de reagir diante das coisas, dos fatos e das pessoas. Sabemos que as condições responsáveis pela maior parte das doenças estão vinculadas ao estilo de vida, às emoções desequilibradas, sentimentos destrutivos, atitudes e crenças conscientes ou inconscientes. Tais fatores quando não encontram meios de expressão são somatizadas no corpo e vão aparecer de acordo com a predisposição genética e com as fragilidades de cada pessoa.

Cada vez mais temos pesquisas que mostram a relação que existe entre saúde, emoções e atitudes mentais. Há pensamentos, sentimentos e atitudes que predispõe o ser humano a doenças, tais como o ódio, tristeza exagerada, irritabilidade, medo, apatia, negativismo, rigidez, resistência a mudanças, negação dos sentimentos, vazio existencial. 

Em síntese, a Transpessoal entende o homem como um todo composto de corpo, mente e bioenergia. Seus sentimentos, sensações, emoções e intuições se integram e vão interferir diretamente no funcionamento de nosso organismo e nas decisões que tomamos ao longo da vida. 

VALOR

Sessão de 1h.............. R$ 200,00

© 2023 por Medicina Alternativa. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • b-googleplus
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now