O que são as mandalas e como trabalho com elas?

Há quatro anos venho desenvolvendo oficinas de Mandalas na Pisiquiatria do Hospital das Clínicas/FMUSP, onde já atuei nas enfermarias de Transtorno Alimentar, Ansiedade e Depressão, Comportamento Impulsivo (vício em álcool e drogas) e atualmente estou na Geriatria.

Observamos que os pacientes  psiquiátricos mesmo estando em processos severos, com estados emocionais desequilibrados, tentativas de suicídio, possuindo a fala empobrecida, ao participarem das oficinas de Mandalas  reconheciam estados emocionais internos, e elas atuam como um instrumento de uso terapêutico que auxilia no processo de autoconhecimento, organização mental e equilíbrio das emoções, proporcionando reflexões e reconhecimento da dimensão saudável do Ser.

Observou-se que as oficinas de mandalas facilitaram a emergência de conteúdos de dor e resignação, trazendo em todas as sessões sentimentos positivos aos pacientes participantes, o que evidencia que as oficinas de mandalas dentro da abordagem Integrativa Transpessoal é benéfica para o fortalecimento da saúde mental. Ela pode ser considerada como um mapa da realidade interior que orienta e sustenta o desenvolvimento psicológico daqueles que desejam evoluir e alterar níveis de consciência

 

A mandala é uma técnica de autoterapia que ajuda na organização e no fortalecimento da psique, conduzindo as pessoas a uma maior consciência de si mesmas e do mundo que as cerca, auxiliando a conquista da plenitude e paz interior. Ao fazer uma Mandala, um dos benefícios que surgem é a capacidade de parar o fluxo contínuo de pensamentos, permitindo que a mente descanse, se organize e se recupere, trazendo equilíbrio e solução para os problemas sobre os quais nem conseguimos ter consciência.

Mandala vem do sânscrito e significa circulo sagrado. Na tradição Tibetana são guias imaginários da alma. Segundo Jung, desenhar uma Mandala é parte do processo de individualização, a Mandala leva a uma inegável e considerável limpeza da tensão acumulada e daí sua importância nos dias de hoje, visto que vivemos em constante estado de stress.

 

No meu consultório organizo grupos de Mandalas Terapêuticas com a participação de até quatro pessoas, onde procuramos desacelerar a mente, sintonizar você com a sua essência, fazendo um convite a introspecção, propiciando um distanciamento dos problemas imediatos induzindo ao exercício da contemplação. 

"Temos a arte para que a realidade não nos mate" - Nietzsche
Benefícios da Oficina de Mandalas
  • Reconhecimento de estados internos;

  • Reorganização de pensamentos disfuncionais;

  • Aquietamento da mente – relaxamento;

  • Catarses integrativas;

  • Favorecimento de elaborações de conteúdos inconscientes;

VALOR

Oficina de Mandalas Terapêuticas...............R$ 100,00 (valor por pessoa)

Mandalas feitas por pacientes

© 2023 por Medicina Alternativa. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • b-googleplus
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now