Veja também o artigo:  Alimentação Ortomolecular
   

 

A importância dos nutrientes minerais tem sido revelada com maior clareza nos últimos trinta anos. Hoje a OMS (Organização Mundial de Saúde) reconhece o papel de 18 minerais como Zinco, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Selênio e outros, como fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo.

O stress da nossa vida moderna exige do nosso organismo uma quantidade maior de nutrientes para funcionar e atender as exigências que é submetido. Quando falta um elemento apenas , o corpo se desequilibra e deixa de funcionar corretamente. As causas dessa deficiência podem ser causadas pelo consumo de alimentos pobres em nutrientes (comida congelada, sanduíches, enlatados, envidrados, etc) uma absorção inadequada do seu organismo e o consumo de remédios durante um longo período.

Os primeiros sintomas podem aparecer na forma de fadiga crônica, predisposição para as dores de cabeça, insônia, perturbações digestivas, irritabilidade, o desenvolvimento constante de viroses e infecções, depressão, ansiedade, e até mesmo uma síndrome do pânico.

Sabemos que a dopamina quando está presente no cérebro em quantidade equilibrada, temos a sensação de bem estar e prazer, isso pode ser estimulado com a reposição do Ferro, Magnésio e Cobalto. Aquela vontade louca de comer doces também está associada a deficiência de dopamina.

Os minerais também são antioxidantes, são as defesas naturais do nosso organismo contra os efeitos degenerativos dos radicais livres, que causam todo o tipo de lesões celulares e o envelhecimento. 

O nosso organismo é maravilhoso , nossa respiração, o pulmão, o coração, a lucidez mental, os hormônios , o bem estar, nossa disposição , a eficácia da digestão toda essa interação é que leva o homem a atingir a saúde. 

O homem não nasceu para ser doente, nem triste, nem derrotado, nasceu para ter sucesso, desfrutar a vida com muita saúde. O Corpo fala conosco, e veja alguns sinais físicos de carência de minerais que você mesmo pode procurar:

Manchas brancas nas unhas, gripes freqüentes, acne, odor corporal, micose, dificuldade na cicatrização de feridas, atraso no crescimento, crises constantes de herpes , tudo isso pode apontar uma deficiência de Zinco que é o protetor do sistema imunológico.

Câimbras, unhas finas e quebradiças, podem apontar para uma carência de Cálcio, é esse mineral que permite que os músculos se contraiam e que o coração bata, há muitos grupos de risco em deficiência de cálcio principalmente os idosos e as mulheres, o ossos vão descalcificando e se tornando porosos , frágeis e quebradiços causando a osteoporose. 

Podemos dizer que o Cálcio é o tranqüilizante da natureza, sem esse mineral ficamos irritados, nervosos, briguentos.Por isso algumas mulheres sofrem tanto com a TPM, por que há uma redução de Cálcio no sangue. Os hormônios adrenalina e noradrenalina não podem ser liberados sem o Cálcio.

Podemos dizer que o Cálcio é o tranqüilizante da natureza, sem esse mineral ficamos irritados, nervosos, briguentos.Por isso algumas mulheres sofrem tanto com a TPM, por que há uma redução de Cálcio no sangue. Os hormônios adrenalina e noradrenalina não podem ser liberados sem o Cálcio.

Insônia, problemas de pressão arterial, palpitações, quebras de energia, diabetes, dores menstruais, fibromialgia, colesterol , todas essas queixas podem estar relacionadas com a carência de Magnésio no organismo, ele é um mineral absolutamente essencial para todos os processos bioquímicos do nosso corpo . O Stress assim como um grande consumo de cafeína roubam o magnésio do nosso organismo.

Palidez, falta de ar, cansaço, são sintomas de deficiência de Ferro, ele é um componente das moléculas de hemoglobina, a anemia é uma carência desse mineral, as mulheres perdem o dobro de Ferro que os homens. Hoje muito se fala da síndrome da perna irriquieta , dores principalmente a noite que podem ser tratadas com a reposição desse mineral.

Nosso corpo em equilíbrio é a chave para uma vida harmoniosa. A alimentação , as emoções, nossos pensamentos, palavras e atitudes devem ser vistas em conjunto, nossa vida é um reflexo de tudo o que a gente pensa, sente e faz. Você é único no Universo.

 
     
     
         
 
      
     
  
Adriana Splendore
é comunicadora no



Adriana Splendore
é colaboradora
do site



Veja o último artigo:

Digestão, insônia e ansiedade

Adriana Splendore
é especialista
do site

Veja o último artigo:

Minerais são essenciais para manter o equilíbrio do organismo


Exibir mapa ampliado


Desenvolvido por Avalok